Depois de um longo tempo sem sediar premiações com a temática LGBTQIA+, o Rio de Janeiro foi palco do Prêmio Nosso Orgulho 2021. A exibição da entrega de troféus aconteceu no Teatro Gonzaguinha, no Centro da cidade, e teve a primeira exibição na última quinta-feira (25) no Facebook e no YouTube. O evento reuniu artistas que fazem da diversidade material de trabalho e de arte.
Entre os vencedores do Prêmio Nosso Orgulho, Jup do Bairro conquistou o troféu na categoria Música pelo Voto do Júri.
Manoela Aliperti foi a vencedora pelo Voto do Júri na categoria Atuação. “Eu fico muito feliz que a Lica reverberou positivamente naqueles que assistiram à série. Eu sempre acreditei na potência dessa mulher e eu fico muito feliz em dar voz a essa mulher que representa tantas e tantas desde a época da Malhação”, disse Manu em vídeo enviado para a premiação (veja o vídeo no nosso Instagram @nossoorgulhooficial). A atriz não deixou de agradecer às colegas de elenco da série. “Meu beijo enorme a todas elas e muito obrigado à premiação”.

O filme No Sigilo, com elenco formado somente por atores pretos, venceu a categoria Produção Audiovisual. A obra já foi vista por mais de 400 mil pessoas no Youtube e levou dois troféus para casa, o do Voto Popular e Voto do Júri. Diego Mesquita, do perfil @pretasbixas do Instagram, foi o vencedor pelo Voto do Júri da categoria Criação de Conteúdo Web em empate com Giovanna Heliodoro, a @transpreta.
“A gente sabe como é difícil se manter como influenciador digital sendo grupo marginalizado. Agradeço a todas as travestis e transexuais que me antecederam para que hoje eu possa estar levando esse prêmio”, disse Giovanna, em vídeo enviado para a cerimônia.
Assista na íntegra à cerimônia de entrega de troféus do Prêmio Nosso Orgulho 2021
Muito emocionada, a gaúcha Valéria Barcellos subiu ao palco do Teatro Gonzaguinha para receber o prêmio de melhor obra literária. Ela também levou dois troféus: Voto Popular e Voto do Júri pelo livro de estreia ‘Transradioativa’, que narra de maneira singular a trajetória de luta e vitória contra o câncer”.
“Estou contrariando todas as expectativas. Ter meu nome em um troféu, aos 41 anos, contraria a expectativa de ter meu nome em uma lápide, já que a expectativa de vida de mulheres trans é de 35 anos e eu estou com 41. É uma emoção enorme ganhar esse troféu com meu primeiro livro. Espero voltar mais vezes e, na próxima, poder abraçar todo mundo”.

O humorista pernambucano Júnior Chicó venceu a categoria Criação de Conteúdo pelo Voto Popular. Ele foi o campeão de votos deste ano, mobilizando mais de sete mil pessoas que o elegeram como o grande destaque entre os que criam para a internet .
“É muito importante pra mim ganhar um prêmio que vem da comunidade LGBT. Foi um divisor de águas na minha vida e na minha carreira quando eu me assumi. E ganhar um prêmio fazendo humor, que é uma das coisas que eu mais amo fazer na vida, é ainda mais especial “, disse Chicó.

A celebração teve as performances do poeta Dudu Neves e dos cantores Bia Ferrreira e Caio Prado, que enfileirou seus sucessos e deixou uma frase de lema para o ano de 2021. “Viva o nosso orgulho LGBTQIA. Nenhum direito a menos”.
O Prêmio Nosso Orgulho 2021 conta com o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa por meio de recursos da Lei Federal Aldir Blanc e conta também com o apoio da Prefeitura do Rio e da UNAIDS, Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids.
Prêmio Nosso Orgulho 2021 homenageia grande bailarino e coreógrafo Rubens Barbot
Um dos maiores bailarinos e coreógrafos brasileiros, Rubens Barbot recebeu uma homenagem especial durante a entrega de troféus
O vídeo com a homenagem a Barbot foi o ponto alto do evento. O coreógrafo foi às lágrimas ao receber a placa de acrílico de homenageado do ano da premiação.

“Eu queria agradecer ao meu público. Nós artistas somos feitos pelo público. Se o público não vai assistir à gente, a gente não tem mídia, não tem quem fale da gente”, disse Barbot.
O bailarino dedicou a vida artística à pesquisa de movimentos dos corpos afro-brasileiros. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, se apresentou em palcos no Brasil e no exterior sempre cercado de críticas elogiosas.
Em 1990, criou a Rubens Barbot Teatro de Dança, a primeira companhia dedicada à dança afro-contemporânea do Brasil. Ao longo das últimas décadas , seu trabalho vem impactando gerações e enaltecendo o povo preto brasileiro.
A entrega do troféu ocorreu no Terreiro Contemporâneo, casa e espaço cultural gerido por Barbot e o companheiro de longa vida, o argentino Gatto Larsen, no Centro do Rio.
Idealizador e criador do Prêmio Nosso Orgulho, o jornalista Felipe Martins não conteve a emoção ao entregar o troféu ao dançarino. “Entrevistei Barbot e Gatto Larsen há quase 20 anos quando ainda estava engatinhando na profissão . Eles foram de uma generosidade gigante. Passado todo esse tempo, foi uma alegria e uma emoção enorme poder reencontrá-los e ver que todo aquele amor e generosidade permanecem os mesmos”, disse o jornalista. “Este troféu é apenas um pouco de todo o reconhecimento que Barbot merece pelo que fez pelo povo preto do Brasil “, completou.
Felipe apresentou a noite de entrega de troféus ao lado de Thaylla Varggas, travesti preta e periférica do Rio de Janeiro.
“Foi uma alegria imensa estar no palco do Prêmio Nosso Orgulho 2021. Uma mulher travesti poder ocupar à frente palco de um teatro do Rio de Janeiro é uma conquista de representatividade que me faz muito feliz. Estou muito orgulhosa”, disse Thaylla .

Mais de 20 mil votos no site da premiação
A votação popular aconteceu no site oficial da premiação e contou com a participação de mais de 20 mil pessoas. Somente foi permitido um voto por IP, garantindo maior equilíbrio na escolha do público.
Paralelamente, jornalistas, ativistas, jornalistas e acadêmicos votaram nos destaques do ano pelo júri oficial do Prêmios Nosso Orgulho 2021. E assim o resultado se formou:
• Música
Indicados:
Daniela Mercury
Jup do Bairro
Pabllo Vittar
Rico Dalasam
Vencedores
Voto Popular – Daniela Mercury
Voto do Júri – Jup do Bairro
• Atuação
Indicados:
Daniel Vargas – o PH, do webfilme No Sigilo
Kelner Macêdo – o Vini da série Todes Nós
Manoela Aliperti – a Lica da série As Five
Vencedores
Voto Popular – Daniel Vargas
Voto do Júri – Manoela Aliperti
•Teatro
Indicadas:
A Golondrina
Um Príncipe no Divã
Vencedora
A Golondrina – Voto do Júri e Voto Popular
•Produção Audiovisual
Indicadas
As Five
No Sigilo
Todxs Nós
Vencedora
No Sigilo – Voto do Júri e Voto Popular

•Literatura
Cinco Mil Explicações – Nick Nagari
Maya: Bebê Arco-Íris – Xuxa Meneghel
Relativo Absoluto – Dioniso Ferreira
Transradioativa – Valéria Barcellos
Vencedora
Transradioativa, de Valéria Barcellos. Voto Popular e Voto do Júri
•Revelação
Clara Gallo, por Rafa, de Todxs Nós
Gabeu
Jessica Ritter, pela personagem Bia, do webfilme Transcender
Vencedora
Jessica Ritter, do webfilme Transcender
Criação de Conteúdo Web
Indicados
Dimitra Vulcana
Giovanna Heliodoro
Júnior Chicó
Marcel Nadale
Rita von Hunty
Mateus Scalabrini
Renan Wilbert
Diego Mesquita
Samira Close
Suzy Brasil,
Thiago Peniche
Nick Nagari
Vencedores
Voto Popular – Júnior Chicó
Voto do Júri- EMPATE
Giovanna Heliodoro – @transpreta
Diego Mesquita – @pretasbixas

Conheça os jurados do Prêmio Nosso Orgulho
Yone Lindgren – ativista em direitos humanos pioneira do movimento LGBTQIA+ brasileiro.
Rodrigo França – ator, diretor, filósofo e cientista social.
Jaqueline Gomes de Jesus – psicóloga, escritora, professora de psicologia da IFRJ.
Camila Marins – jornalista e editora da Revista Brejeiras
Adalberto Neto – roteirista e dramaturgo. Vencedor dos prêmios Shell e APTR com o espetáculo Oboró.
João Ker – jornalista do Estado de S. Paulo e editor da Revista Híbrida
Fabricio Longo – cientista social estudioso do tema da Diversidade. Criador da página os Entendidos.
Jorge Gauthier – jornalista e colunista da Me Salte
Alexsander Lepletier – jornalista da página Tem Local
Talita Nascimento – produtora cultural. Criadora do projeto Humanização no Asfalto.
Renan Wilbert – jornalista e criador de conteúdo digital. Da página Igreja de Santa Cher na Terra.
Diego Cotta – jornalista especializado no tema dos Direitos Humanos e da Diversidade.
Alexandre Santana – jornalista interessado nos temas de arte, cultura pop, gênero e pretitude.
João Victor Pessanha – músico e produtor
Leonardo Peçanha – ativista pelos direitos transmasculinos.
Átila Bee – ator e produtor de teatro
You may also like
-
Mamacita Karol Conká volta aos palcos na Batekoo, maior festa preta e LGBTQIA+ do país
-
Mister Brasil Trans elege vencedores em noite de celebração da amizade
-
Grande final do Mister Brasil Trans acontece nesta terça em São Paulo
-
Capacitrans e Ação da Cidadania recebem os primeiros troféus do Prêmio Nosso Orgulho 2021
-
Debate sobre estratégias de prevenção às ISTs marca programação do “Prêmio Nosso Orgulho 2021”