Organizações se unem em ação pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids 

A ONG Impulse Rio e o programa estadual Rio sem LGBTIfobia disponibilizaram atendimento jurídico, psicológico e a realização de teste de HIV e COVID 19 no Rio de Janeiro. 
 
A ONG Impulse Rio e o Programa Estadual Rio sem LBGTIfobia realizaram no ultimo dia 28/11 uma grande ação de conscientização na Praia de Copacabana.  A ação, que visava chamar a atenção para o Dia 01 de Dezembro, considerado Dia Mundial da Luta contra a Aids e que marca o inicio da programação do mês de Dezembro, levou aos banhistas da praia de Copacabana informação a respeito dos métodos de prevenção ao HIV e alertava a respeito da importância da realização de teste para HIV. 
 
“Pra mim foi um surpresa.  Eu cheguei  com um grupo de amigos aqui e vimos uma galera distribuindo camisinhas e informativos sobre AIDS.  Eu nem sabia que tinha auto teste pra HIV. Achei muito bacana a iniciativa”, declarou  Gabriela Tavares sobre o trabalho da ONG. 
 
Além dos esclarecimentos a respeito do HIV, foram disponibilizados atendimento jurídico, psicológico e social para a população LGBTI, além da realização de testes de COVID 19. Segundo Gilberto Braz, morador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, esse tipo de atuação é muito importante. 
 
“As pessoas quase não falam sobre AIDS e quando falam é sempre falando mal de quem tem, aí você vem com a sua família pra um momento de lazer e encontra uma galera animada falando sobre isso… fica mais fácil de se conversar quando ninguém está te julgando, sem contar que estão tomando todo o cuidado…. a gente não consegue fazer teste pra covid nos hospitais porque nunca tem e quando nós chegamos aqui estão fazendo gratuitamente” 
 
 
O Dia Mundial de Luta contra a Aids tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença e suas diversas formas de prevenção, bem como o combate ao estigma social e AIDSfobia.  A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em  1988 e conta com a realização de diversas ações de organizações publicas e privadas. 

Nos acompanhe e saiba mais!
error

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *